E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Avanço do Mar - Parte I

Há vários anos o mar na região metropolitana do Recife avança causando estragos no continente. Um exemplo disso é a região do Fortin do Queijo em Olinda que a 60 anos casas e ruas desapareceram. Essa é uma luta sem fim contra a força da natureza.

O litoral de Paulista-PE sofre com a força do mar. Em vários locais a faixa de areia já desapareceu, moradores e comerciantes lutam construindo barreiras para adiar o inevitável caso o governo não faça um trabalho de grande porte para conter o avanço.

O bairro de Pau Amarelo é um exemplo, ruas, casas, bares e restaurantes a beira mar já foram invadidos e destruídos.

A beira mar entre as ruas Prof Pedro de Lima Ramos e a rua Serra Leoa em Pau Amarelo, onde antes era possível passar de carro, hoje esta totalmente intransitável.

Na rua Nossa Senhora Aparecida, rua do escritório da COMPESA, também em Pau Amarelo, a saída de um canal é invadida por ondas.

Ainda em Pau Amarelo, bares e restaurantes da orla que ainda continuam em pé, resistem a força do mar com proteções feitas de pedra e trocos de coqueiros.

Na praia de Conceição, do mesmo modo, moradores e comerciantes criam barreiras, mas o mar avança e derruba, tendo que ser reconstruído depois de mares mais fortes.

Altura da rua Brig Aldo Pinho Alves

A orla do Janga que foi construída a poucos anos já se encontra em avançado estágio de destruição. Em alguns pontos a faixa de área, o calçadão e a própria Av. Beira Mar já foram destruídas pelo mar, mesmo com a construção dos diques de proteção.

Entre a rua Henrique Justa e rua Betânia.

Com atos de vandalismo, como quebrar os bandos e roubo de material e fios da iluminação pública, marginais da região completam o cenário de destruição da orla do Janga.

2 comentários:

  1. Acredito numa solução mais viável e rápida apresentado num seminário sobre avanço do mar pelo Parlamento Metropolitano | Recife. O Bagwall, um tipo de barra mar perfeito para o estado emergencial da praia de Pau Amarelo. Para execução do projeto do governo ainda falta encontrar a areia (quase impossível). Veja mais em http://youtu.be/sqolbL384AA. um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. pelo amor de deus nos ajudemmmmmmmmmmmmmmmm pau amarelo vai sair do mapa

    ResponderExcluir