E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Feira Literária de Paulista Movimenta Litoral Norte de Pernambuco

Pernambuco ganha mais um evento literário no seu calendário. Além das já consolidadas Bienal do Livro e Festa Literária Internacional, entre os dias 22 e 26 de agosto será realizada a primeira edição da Feira Literária de Paulista (Flipa), cidade localizada no litoral norte do estado. Com o tema Educação e Sustentabilidade e fazendo homenagem ao escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista (Alap) Amaro Poeta e ao patrono da educação brasileira Paulo Freire, a Flipa chega com o objetivo de incrementar a discussão acerca da ciência da literatura entre profissionais da área, formadores de opinião e público em geral.

A programação da feira conta com nomes da região, entre eles o cantor e poeta Nando Cordel, o escritor José Alves Sobrinho, o professor Hugo Monteiro, o psicólogo Luiz Schettini e a sexóloga Marta Menezes. A Flipa também reserva espaço para autores conhecidos nacionalmente, como o educador Celso Antunes, que tem 180 livros didáticos lançados e é membro da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O público poderá interagir com todos eles na Casa do Escritor, um dos espaços de convivência do evento.

A meta da feira é receber cerca de 200 mil visitantes ao longo dos cinco dias de programação. A entrada do público será gratuita em todos os dias e ambientes. Livros estarão sendo vendidos com 30% de desconto. Segundo a organização do evento, a Flipa propiciará a geração 200 empregos diretos e 300 indiretos, além do aperfeiçoamento dos professores da rede municipal de ensino de Paulista. Para isso, a Secretaria de Educação de Paulista investirá em bônus-livro no valor de R$ 100 para 1.187 professores, gestores e técnicos do município.

Montada na quadra do Clube Municipal do Paulista, a Flipa contará com 900m² para diversos espaços de convivência. Com 120 vagas, o Auditório Paulo Freire será o palco principal das principais palestras e apresentações culturais. No Estande Criança, arteeducadores ministrarão oficinas de pintura, contação de histórias, teatrinho, entre outras atividades recreativas para os pequenos. 12 estandes de distribuidoras e editoras serão montados para o público adquirir obras literárias com 30% de desconto.

CONCURSO LITERÁRIO - Durante a Flipa, serão premiados textos inéditos, distintos nos vários gêneros literários e com temática livre, embora sejam sugeridos temas que tenham vínculo com as produções culturais da cidade de Paulista e litoral norte de Pernambuco. Os selecionados serão publicados de forma que contemplem uma coletânea. Além disso, os vencedores nas cinco categorias (7 a 10 anos, 11 a 14, 15 a 18, acima de 18 e “Professores e Profissionais do Livro”) levarão uma biblioteca com 20 títulos. As inscrições devem ser feitas no site www.flipape.com.br, onde também está o edital do concurso. O material será avaliado e os vencedores serão divulgados no último dia da Feira.
A programação do evento pode ser conferida no endereço eletrônico: http://flipape.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário