Para marcar o fenômeno da Lua Azul, que ocorre na sexta-feira (31), a equipe do Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, preparou um lual com música, apresentações e sessão pública para observação com lunetas e telescópios. O evento é das 16h às 22h, e a entrada é de graça.
A Lua Azul é um fenômeno raro, que ocorre quando há repetição de duas luas cheias no intervalo de um mês. Apesar do nome, o satélite natural da Terra não ficará azul.
"Essa expressão surgiu quando astrônomos norte-americanos, já no século 20, viram uma segunda lua cheia no mesmo mês, e acreditaram que ela estava mais azulada. Pode ter sido imaginação deles ou então algum efeito causado pelas condições climáticas do local onde eles fizeram a observação", explicou o coordenador do Observatório Astronômico do Alto da Sé, Alexandre Evangelista da Silva.
A previsão, segundo o calendário lunar, é de que a próxima lua azul ocorrerá em 2015. O Observatório Astronômico do Alto da Sé, gerido pelo Espaço Ciência, abre de terça-feira ao domingo, das 16h às 22h, exceto feriados nacionais e estaduais. A entrada é gratuita. O local conta com um museu interativo sobre as eatapas da exploração especial. A visita é guiada por monitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário