E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Itamaracá e Itapissuma Estão entre as 11 Cidades de Pernambuco que Terão o Voto Biométrico

Em 2012, onze cidades de Pernambuco terão o voto biométrico, onde o eleitor é identificado por meio da impressão digital. Moradores de Caruaru, Aliança, Catende, Cupira, Itamaracá, Itapissuma, Macaparana, Rio Formoso, Sanharó, Tamandaré e Vicência testarão o novo sistema no próximo domingo (7).

Luiza dos Santos, de 84 anos, e Francisco Joaquim dos Santos, 88, já passaram por várias etapas em relação às eleições no Brasil, indo do papel às urnas eletrônicas. Pela lei, o voto para eles é facultativo, mas, ainda assim, eles não abrem mão desse direito. “Era com papel; a gente ia e colocava na urna. Agora é mais fácil”, disse Luiza. “O cidadão, para ser cidadão, tem que votar”, completou Francisco.

A costureira Jéssica Medeiros, assim como o casal de idosos, compartilha da opinião de que o voto é importante para o fortalecimento da democracia. “É um dever, um direito nosso de cidadão, que devemos exercer perante a sociedade”, comentou. Por serem moradores de Caruaru, os três ainda têm dúvidas a respeito do voto biométrico, que será aplicado na cidade, dona do quinto maior colégio eleitoral do estado, com 185.863 pessoas aptas a votar.

De acordo com o técnico judiciário Airton Medeiros, o novo sistema traz mais segurança a todo o processo. “O voto biométrico garante a identificação 100% do eleitor, evitando fraudes, documentos falsificados, eleitor votando por outro”, informou. O procedimento é quase o mesmo: o eleitor vai até a seção com o título e documento de identificação. Ao chegar, deve entregar os documentos ao mesário, que digita o número do título. Nesse momento, o eleitor coloca o dedo na máquina, que libera a urna para a votação.

O mesário deve solicitar, de início, a colocação do polegar direito. Caso não seja reconhecido, será solicitado o polegar esquerdo e, em seguida, o indicador direito e indicador esquerdo. Mesmo com o novo processo automatizado, a assinatura após o voto, para o recebimento do comprovante, continua obrigatória. Outras dúvidas a respeito do voto biométrico podem ser tiradas pelo telefone do Tribunal Regional Eleitoral: 400.99.400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário