E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dono de Granja Responsável por Poluição do Rio Pitanga é Multado em R$ 50 mil

Fonte: Pernambuco.com


A Agência Estadual de Meio Ambiente estipulou, nesta quarta-feira, o valor da multa que deverá ser paga pelo proprietário de uma granja na Estrada de Manjope, em Igarassu, que causou o desabastecimento parcial de água do município, Abreu e Lima e parte de Olinda. O estabelecimento foi notificado após a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) identificar a poluição no Rio Pitanga causada pela grande quantidade de esterco de aves criadas no local. Além da multa, orçada em R$ 50 mil, ele também foi obrigado a mudar a granja de endereço.
Após a denúncia, a poluição hídrica foi identificada por técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Compesa e Companhia Independente de Meio Ambiente (Cipoma) na última sexta-feira. O descuido com o meio ambiente causou o desabastecimento por quatro horas. De acordo com o gerente de produção da Compesa Eures Oliveira, o dano só não foi maior porque foi identificado rapidamente no dia anterior. "Fizemos uma intervenção imediata. Como tínhamos água em nossos reservatórios e também abastecemos através do tratamento de outros rios, a situação foi controlada", esclareceu. A captação de água na estação elevatória de Monjope e o tratamento de água nas estações de Botafogo e Alto do Céu foram diretamente atingidos pelo transtorno.


O diretor de Controle de Fontes Poluidoras da CPRH, Eduardo Elvino, adiantou que o responsável pelo estabelecimento foi notificado por crime ambiental. Além do dano, a granja estava funcionando sem o licenciamento ambiental. As duas infrações são consideradas graves.

Nota do Blog: Além de ser multado o dono da granja jogo dinheiro fora, pois o esterco de galinha é considerado um adubo rico em matéria orgânica como nitrogênio, fósforo e potássio e tem um bom valor comercial no setor agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário