E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Em Paulista, Artesanatos Feitos por Marisqueiras e Mulheres de Pescadores Ganham Exposição

Fonte: Prefeitura do Paulista
Criatividade e ousadia fizeram parte da I Mostra Artesanato Mulheres Fatechas no município do Paulista. O evento, que aconteceu na manhã deste sábado, no Hotel Casa Blanca, em Pau Amarelo, foi coordenado pelo Instituto de Administração e Tecnologia ADM&TEC, em parceria com a Prefeitura do Paulista.
Na ocasião foram vendidas, a preços populares, peças e adereços produzidos a partir de conchas, mariscos, escamas de peixe, quenga de coco, entre outras matérias- primas, todas confeccionados por 17 marisqueiras e mulheres de pescadores vinculados à Colônia Z-2.
Bastante emocionada, a artesã Laurenice Ferreira, 41 anos, falou sobre o orgulho em poder estar realizando o trabalho. “Hoje posso abrir a boca e dizer que sou uma artista. Nosso trabalho é delicado e belo, digno de ser exposto em qualquer lugar,” frisou.  
Já para Edna Domingos (56), além do orgulho, o tempo dedicado ao trabalho serviu para ajudar a artista a adquirir mais conhecimento. “Aprendemos não só a transformar os materiais em obras primas, como também estudamos a história e origem de cada um deles. Levaremos esse aprendizado conosco por toda a vida”, destacou.
“O mais interessante é que todas as artesãs participaram de todo o processo, desde a coleta dos materiais, a produção. Elas puderam sentir e identificar a relação de cada matéria-prima com a natureza, além de deixarem sua própria identidade em cada peça produzida,” concluiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Squeira. 
 As peças produzidas pelas artesãs têm como inspiração elementos simbólicos e culturais da cidade, além de valores da vanguarda feminina e o protagonismo da mulher mais humilde. A iniciativa faz parte do projeto Design Sustentável Paulista Criativa.

SOBRE O PROJETO – A iniciativa envolve a promoção de oficinas voltadas para a elaboração de artesanato com identidade cultural e memória, além de enquadrar o material num perfil com maior alcance de comercialização. O trabalho tem como foco o empreendedorismo criativo. Outra finalidade do projeto, desenvolvido pelo ADM&TEC, é potencializar a inclusão e promoção social das marisqueiras e esposas de pescadores. O instituto é uma sociedade civil sem fins lucrativos. 

FATECHAS - As Mulheres Fatechas do Paulista (âncoras artesanais - mulheres ancoradas com o meio ambiente) são artesãs e marisqueiras. Elas têm como proposta a confecção de peças sem provocar danos ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário