E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Com Ajuda de Jovens da Comunidade, Igreja em Olinda Reabre após 10 anos

Depois de dez anos fechada, a Igreja de São João Batista dos Militares, no bairro do Amparo, em Olinda, voltou a abrir as portas, neste domingo (24), aos fiéis. A data não poderia ser mais apropriada: o dia de São João. Foram anos de abandono até jovens da comunidade serem treinados para participar da reforma. Um espaço não só de religiosidade, mas que também faz parte da história pernambucana.

A falta de manutenção, aos poucos, foi destruindo esse patrimônio do século XVI. Um dos únicos edifícios de Olinda que resistiram ao incêndio provocado pelos holandeses em 1631. Nem missa era mais celebrada no local.

Em maio de 2009, parte do teto desabou. Os cupins faziam a festa e as ferragens estavam expostas. O jeito foi escorar e cobrir a igreja de forma provisória até as obras de restauração.

Elas só começaram em dezembro de 2010. O dinheiro, R$ 833 mil, veio do Programa de Aceleração do Crescimento para as cidades históricas. Mas tudo atrasou. O recomeço foi em janeiro do ano passado dentro de um projeto especial: a obra-escola. Vinte jovens da paróquia foram capacitados. Fizeram cursos de alvenaria, carpintaria, pintura e trabalhos com ferro e pedra. “Não só serve para que eles se envolvam com a própria restauração do edifício, mas também que a gente possa multiplicar essas profissões que são tão raras e que estão se acabando durante o tempo. Então, já tem gente empregada, trabalhando em outras restaurações de outros monumentos”, disse o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Frederico Almeida.

Depois de quase um ano e meio de obras, a Igreja de São João Batista dos Militares está pronta. Telhado, o coro, altar, as colunas de pedra, pintura e tudo aquilo que a gente não pode ver como a recuperação da rede elétrica. Dona Idalice adorou e já pagou a promessa que havia feito. “No dia em ela caiu o primeiro pedaço, eu prometi a São João Batista que ía fazer uma muda de palmeira e no dia que reabrisse eu doava”, contou a dona de casa Idalice.

Uma missa celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife marcou a reabertura da igreja. “Foi um apelo da comunidade. Um dia realmente muito significativo, uma festa muito popular e nós nos alegramos muito por termos conseguido realizar essa benção”, comunicou Dom Fernando Saburido.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário