E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pescadores Capturam Tubarão na Praia do Janga

Um tubarão do tipo lixa foi capturado na manhã desta segunda-feira (11), na Praia do Janga, em Paulista, no Grande Recife. Os pescadores disseram que encontraram o animal preso em uma rede a cerca de 2 km da praia. O tubarão tinha em torno de 1,5 metros e pesava cerca de 50 kg.

Segundo os pescadores, eles jogaram a rede no final da tarde de domingo (10) e encontraram o animal vivo quando foram buscar o material nesta segunda, por volta das 5h. “Acho que ele tinha acabado de se enganchar na rede, estava muito agitado. Aí a gente colocou ele para cima e matou”, contou Geovani Brito. O pescador trabalha no mar há 10 anos e essa foi a segunda vez que ele capturou um animal do tipo.
Espécie costuma estar em aquários por ser dócil (Foto: Tatiany Brito / Arquivo pessoal) 
Espécie costuma estar em aquários, por ser dócil
(Foto: Tatiany Brito / Arquivo pessoal)

Os pescadores trataram o tubarão e dividiram os pedaços. Uma parte foi vendida para comerciantes da região e outra foi distribuída para a família.
 
InofensivoDe acordo com a bióloga Mariana Rêgo, que faz doutorado em biociência animal na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a espécie "lixa" não ataca humanos. "É super-inofensivo, extremamente dócil e ocorre bastante na nossa costa. Não há registro de ataque dessa espécie. Inclusive, ele é muito utilizado em aquários, as pessoas passam a mão", contou. Ainda segundo a bióloga, a espécie costuma ficar próximo à costa.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário