E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

domingo, 26 de junho de 2011

26 de Junho - Dia Internacional de Combate às Drogas

Atualmente a dependência de drogas e o alcoolismo são considerados doenças pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Hoje, grande parte da criminalidade e do moralismo, como, por exemplo, acidentes de trânsito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica e problemas no trabalho, acontecem quase sempre devido ao uso de drogas e/ou álcool.

ALCOOLISMO
O alcoolismo acomete de 10% a 12% da população, e hoje é mais freqüente em faixas etárias mais jovens. Quando o indivíduo exagera na ingestão de álcool surgem os quadros de intoxicação, que podem ser leves até evoluírem aos mais graves, como o coma alcoólico. A longo prazo o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, e pode comprometer seriamente o funcionamento do organismo, levando à conseqüências irreversíveis.

MACONHA
O uso crônico da maconha está associado a problemas respiratórios. As conseqüências são semelhantes ao do tabaco: hipertensão, asma, bronquite, cânceres, doenças cardíacas e doenças crônicas obstrutivas aéreas. No caso de pessoas com transtornos psicóticos pode ocorrer um agravamento do quadro, como esquizofrenia. O uso regular provoca problemas cognitivos. A abstinência é caracterizada por: ansiedade, insônia, perda do apetite, tremor das mãos, sudorese, reflexos aumentados e depressão.

COCAÍNA
A cocaína é uma substância psico-estimulante que é consumida de diferentes formas: aspirada, via intravenosa ou fumada (crack). O consumo dessa droga em grande parte dos usuários aumenta progressivamente, pela necessidade de sentir-se o efeito desejado. No Brasil a cocaína é substância mais utilizada pelos usuários de drogas injetáveis. O compartilhamento de seringas expõe os mesmos ao contágio de várias doenças, como hepatite, malária, dengue e AIDS.

CRACK
O crack é resultante da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em pedras que são triturados e fumadas em cachimbos. Pelo seu menor preço, o crack é mais usado que a cocaína. Por ser um poderoso estimulante ele ocasiona rápida dependência física e, posteriormente, falência dos órgãos seguida de morte.

PREVENÇÃO
É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer. As drogas e o álcool antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e é exatamente por causarem dependências física, psicológica e síndrome da abstinência são de difícil tratamento.
A maioria dos jovens é mais bem informada do que os próprios pais, mesmo quando não são usuários. As ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, o acesso aos bens culturais, incluindo a prática de esportes, cultura, lazer e a socialização do conhecimento sobre as drogas e com embasamento científico.

TRATAMENTO
Deve ser realizado por equipes multiprofissionais e com o apoio da família e da sociedade.
A sociedade brasileira anseia por uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e segurança, e para isso deve estar preparada , conscientizada e mobilizada para dizer NÃO!

VAMOS DIZER NÃO ÀS DROGAS E AO ÁLCOOL!!

Um comentário: