E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dinheiro Manchado

Cuidado ao receber ou sacar dinheiro. Estão acontecendo muitos casos de notas manchadas de vermelho na Região Metropolitana do Recife. As notas manchadas não têm mais valor.

No último dia 27 uma dona de casa sacou dinheiro no caixa eletrônico do Bando do Brasil no Multi Shopping Norte no Janga e uma das notas de cem reais estava manchada com tinta vermelha. Uma semana depois ela tentou fazer um depósito em uma casa lotérica e a nota foi recusada. A dona de casa imprimiu um extrato para comprovar a operação e procurou o banco, mas foi informada que o prazo para troca da nota é de 24 horas. Ela fez um boletim de ocorrência e foi orientada na delegacia a voltar ao banco.

No caso de saque em caixas eletrônicos o procon orienta a tomar os seguintes procedimentos:
  • Imprimir extrato que comprove o saque;
  • Munir-se de testemunhas e pedir os contatos dessas pessoas;
  • Dirigir-se à delegacia mas próxima e registrar boletim de ocorrência;
  • Apresentar a nota a agência bancária fornecendo os dados pessoais;
  • Aguardar retorno do banco.

O Procon orienta ainda que caso seja um fim-de-semana o usuário do caixa eletrônico deve solicitar a troca da nota telefone de atendimento do banco e guardar o número do protocolo de atendimento, registrar a ocorrência pelo site da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br), no link delegacia online, na Delegacia de Proteção ao Consumidor ou na Ouvidoria do Banco Central no site (www.bcb.gov.br) ou pelo telefone 0800.979.2435 que funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h.

Caso não consiga resolver o usuário deverá procurar o Procon. Em Recife pelos telefones 3355.3282 ou 0800.281.1311 ou na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista.

Um comentário:

  1. Pelo que já li a tendencia é o cliente ficar no prejuizo. Mesmo com tanta burocracia, principalmente se a nota for de menor valor, onde se gastaria mais de passagens, afora aborrecimentos e o desgaste.
    Estranho é que o banco, sendo proprietário do caixa eletronico, não assuma. Nem mesmo as empresas que alimentam os caixas.
    Também não seria dificil utilizar uma tinta que não fosse "lavável", como já estão fazendo. Quem sabe, em breve, uma busca no Google por "Como lavar notas manchadas" não estará disponível...

    ResponderExcluir