E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Resultado do Seminário sobre Contenção do Avanço do Mar

Na última sexta-feira, 17, ocorreu no auditório da Condepe/Fidern, o Seminário Obras de Recuperação de Praia e Contenção Costeira na Região Metropolitana do Recife promovido pelo Parlamento Metropolitano do Recife. O blog participou a convite do Secretário Geral do Parlamento e Vereador do Paulista Fábio Barros.

O seminário serviu para uma grande troca de conhecimento e experiência tanto em nível científico como na prática com apresentação de obras feitas em outros litorais.  O primeiro palestrante o professor José Alverinho Dias da Universidade de Algarve de Portugal falou sobre os estudos e casos ocorridos na Europa como, por exemplo, Portugal e Holanda. O professor ainda lembrou da construção de portos em áreas de estuário e a grande retirada de areia dessas áreas causando um desequilíbrio no deslocamento de sedimentos que formam e mantém as praias. Ele falou ainda das construções na área “pertencente” ao mar desde a metade do século XX.

O professor Valdir Vaz Manso da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE foi o segundo palestrante e ilustrou as palavras do prof. Alverinho com fotos do Recife antes e depois das construções, inclusive com fotos de praia que desapareceram como a Praia do Brum e Oteiro Alto com as construções dos portos do Recife e Suape respectivamente. O professor levantou dados como a área do litoral representa 4% do total do estado, mas tem 56% de toda população de Pernambuco. Um fato curioso mostrado pelo Prof. Valdir foi um comunicado da Câmara do Recife datado de 1737 falando sobre a preocupação com o uso de pedras de arrecifes nas construções e suas devidas conseqüências para o litoral.
Praia do Brum antes do Porto do Recife

O Procurador da República Dr. Marcos Antônio da Silva falou sobre a falta de recursos para pesquisa por parte de universidades, ressaltando que para serem feitos trabalhos como colocar pedras na costa não existem falta de dinheiro, mas para investir em estudos científicos que podem dar um retorno mais correto no trabalho de contenção no avanço do mar este dinheiro não existe. Ele ressaltou também sobre a necessidade de legislar com clareza em relação ao meio ambiente.

O vice-prefeito de Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, Sr. Paulo de Tarso Magalhães Guerra e um engenheiro que participa de um trabalho de contenção do avanço do mar, demonstraram o trabalho feito no litoral da cidade cearense que esta tendo um ótimo resultado. Este trabalho foi iniciado em algumas praias de Alagoas e copiado pela cidade cearense. O projeto é chamado de Barra Mar BagWall e trata-se uma espécie de escadaria de concreto onde o mar bate e aos poucos vai deixando sedimentos. Em pouco tempo a praia é refeita naturalmente e a maior parte do concreto fica abaixo do nível da areia. O custo desse projeto é de R$ 6,5 milhões por quilômetro linear contra R$ 25 milhões de trabalhos tradicionais como colocação de pedras, além de uma durabilidade de 30 anos. O vice-prefeito fez elogios a Região Metropolitana do Recife por manter um Parlamento para discutir problemas comuns as cidades da região, diferente do que acontece no Ceará que as cidades onde há falta de diálogo e acusações entre as cidades.

O Secretário Geral do Parlamento, vereador do Paulista Fábio Barros falou sobre o trabalho do Parlamento e dos estudos para conter o avanço do mar. Integrantes do Parlamento estiveram em Caucaia-CE e em Portugal para conhecer os trabalhos realizados nestes locais e adquirir mais conhecimentos para serem usados na RMR. O parlamentar falou ao blog sobre o próximo passo a ser tomado que será realizar audiências públicas para que a população fique informada e participe mais dos debates. Segundo Fábio Barros a primeira audiência será em Paulista em data ainda a ser marcada.

Encerrando as palestras falou o representante da empresa norte-americana Coastal Planning & Engineering, Rodrigo Barlleta que mostrou os estudos feitos pela empresa no litoral de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista. Ele apresentou dados obtidos através de projeções matemáticas e sugestões para solucionar o problema do avanço do mar nestas cidades. Mostrou também fotos de praias na Flórida-EUA onde o trabalho da empresa foi realizado e com uma recuperação das praias satisfatória.

No final, foi realizada uma mesa de debates respondendo perguntas dos participantes que tiraram dúvidas e levantaram questionamento sobre as idéias e modelos mostrados nas palestras.

O blog agradece ao vereador Fábio Barros pelo convite e se coloca a disposição para debates de interesse público.

3 comentários:

  1. É nosso dever e obrigação como parlamentar deixar a população informada das políticas em andamento em nosso município. Agradeço, pela presença do valioso blog em nosso evento. Um grande abraço Clovis.

    Fábio Barros - Vereador do PT em Paulista - PE

    ResponderExcluir
  2. O blog está de parabéns por ter participado desse importante evento, conduzido pelo vereador Fábio Barros, bem como divulgar o mesmo em detalhes.
    Vamos torcer para haja condições e que as idéias se consolidem, trazendo segurança ao patrimonio, economia e aos moradores da orla paulistana.

    ResponderExcluir
  3. Não vi esta notícia em outros blogs de Paulista. Por que não deram o devido destaque a um evento tão importante?


    joão Ramos Oliveira

    ResponderExcluir