E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Perigo nos Festejos Juninos

OS FOGOS

Nas festas juninas, adultos e crianças não dispensam os fogos de artifício e uma fogueira. Porém todo cuidado é pouco ao manusear esses elementos que podem causar queimaduras de diferentes intensidades e gravidades.
A falta de cuidados com o manuseio dos fogos é apontada pelos médicos como uma das principais causas de queimaduras. O maior número de casos ocorre com crianças, principalmente as de menos de cinco anos de idade.
É recomendável que os pais não estimulem o uso de fogos, ou, pelo menos, supervisionem sua  utilização.
As bombas, tipo “bujão”, rojão e outros tipos mais potentes, são os principais causadores de acidentes que podem chegar a amputar os dedos.
Outra situação preocupante é a tentativa de reacender um artefato que não tenha explodido. Não tentem reacender fogos que falharam. A queima pode estar latente e haver explosão repentina.

A FOGUEIRA VILÃ

De protagonista das festas juninas, a fogueira pode se transformar em vilã. O momento mais crítico é a ignição, a tentativa de acendê-la. NUNCA se deve manter o combustível (álcool, querosene) ou fósforos por perto na hora de pôr fogo.
A melhor utilização do álcool é na forma de gel. Melhor ainda uma estopa, ou mesmo um pão, embebidos em óleo, o que é mais seguro.
As brasas e cinzas do dia seguinte também representam riscos. Freqüentemente as cinzas cobrem brasas invisíveis à luz do dia. Crianças costumam brincar com os restos da fogueira e são vitimas de queimaduras.

EM CASO DE ACIDENTE

A primeira providência, em casos de queimaduras, é água fria em abundância. Em seguida levar o acidentado a uma unidade da rede de saúde mais próxima. Evite qualquer tipo de tratamento caseiro, sob pena de agravar o problema. Creme dental, manteiga, pó de café ou outros caseiros, em hipótese alguma.

Mais do que nunca: PREVINIR É MELHOR QUE REMEDIAR.

Um comentário:

  1. Materia muito útil. pena que os acidentes acontecem sempre

    Clesio Duarte

    ResponderExcluir