Todo o país hoje poderá observar um eclipse total da lua a partir das 17h. O Brasil e parte da Europa, Ásia, Austrália e Nova Zelândia começarão a acompanhar o eclipse com a Lua totalmente eclipsada. Mesmo assim não vai deixar de ser momento interessante para observar o nosso satélite natural.
Locais como o nosso litoral e o Alto da Sé em Olinda terão visão bastante privilegiada. Outra ótima opção é a o observatório da Torre Malakoff no Recife Antigo, que estava fechada para visitação há quatro anos e será reaberto hoje ao público. Astrônomos de diversas entidades e instituições parceiras estarão lá para orientar o público sobre o eclipse, reconhecimento de planetas e constelações. Após o fenômeno, a lua cheia poderá ser contemplada com lunetas e telescópios da Torre.
A Torre Malakoff foi reaberta por um convênio entre Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), por meio do Espaço Ciência, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Sociedade Astronômica do Recife (SAR) e as Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE). Inicialmente funcionará aberta ao público às sextas-feiras e domingos, das 16h às19h, com monitores para dar explicações aos visitantes sobre o funcionamento de lunetas e telescópios.
Imagens do último eclipse lunar total, ocorrido em 21 de dezembro de 2010 e observado no Hemisfério Norte. (Foto: AP Photo) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário