E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nova Via Será a Redenção de Olinda e Paulista, no Grande Recife

Confira no vídeo no link abaixo detalhes do novo projeto de mobilidade apresentado nesta quarta-feira pelo governo do Estado – a Via Metropolitana Norte, um corredor para carros, ônibus e ciclistas, com 10,1 quilômetros de extensão, que representará uma importante solução viária para as cidades de Olinda e Paulista, no Norte da Região Metropolitana do Recife. A obra surge como uma intervenção histórica especialmente para Olinda, que sofre as consequências por ser um município de passagem e possuir um sistema viário limitado e degradado. A cidade, assim como Paulista, passará a ter um acesso direto e rápido à Zona Norte do Recife, sem precisar usar suas vias estreitas e saturadas pelo tráfego intenso.

A Via Metropolitana Norte começará na interseção da Segunda Perimetral com a Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, passará sobre a Rodovia PE-15, seguirá pelo bairro de Jardim Fragoso até chegar à Rodovia PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, mais conhecida como Ponte do Janga, no limite de Olinda com a cidade de Paulista. O projeto é antigo, mas agora, pegando carona nos investimentos que vêm sendo feitos em mobilidade, o governo jura que vai tirá-lo do papel. Toda a via está orçada em R$ 400 milhões – recursos do PAC da Mobilidade – e tem prazo de execução de dois anos. A previsão é de que parte das obras comece ainda no segundo semestre e o restante no início do próximo ano.

O projeto está dividido em duas partes. A primeira é a chamada Via Metropolitana Norte e começará primeiro. Compreende seis quilômetros entre o entroncamento da PE-15, a partir do terminal integrado de ônibus, onde será construído um viaduto. A via seguirá margeando o Rio Fragoso até a PE-01, na altura da Ponte do Janga. A segunda etapa se refere à triplicação da Segunda Perimetral em seis quilômetros entre a Avenida Presidente Kennedy e a PE-15. Na prática, a Via Metropolitana Norte será o prolongamento da Segunda Perimetral, que começa em Afogados, no Recife. A futura avenida terá duas pistas marginais de cada lado do rio, com 10,5 metros de largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus e em toda a extensão será implantada uma ciclovia. Para viabilizar  o corredor, será preciso urbanizar o Rio Fragoso e retirar quase duas mil famílias das áreas. A obra de requalificação do rio já foi iniciada pelos Bultrins. Três conjuntos habitacionais com 1.142 unidades também serão construídos.

Clique aqui para ver o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário