E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Próxima Segunda-feria Será Último Dia para Incrições nos Cursos Gratuitos do DETRAN

Durante o mês de maio a Escola Pública de Trânsito (EPT) continuará oferecendo vagas para os três cursos gratuitos oferecidos pelo órgão: pilotagem e direção defensiva, além de mecânica básica para mulheres. As opções de aulas compreendem entre 12 e 20 horas de programação e envolvem atividades práticas e teóricas. Aulas começaram no dia 7 de maio (segunda-feira) e seguem até o dia 25/05 (envolvendo os três cursos).

As inscrições poderão ser realizadas através do site da Escola Pública de Trânsito de Pernambuco (EPT/PE) (www.escoladetransito.pe.gov.br) hoje, dia 23, e nas segundas-feiras de maio, dias 7 e 14, sempre a partir das 8h30, para quem deseja assistir às aulas de qualquer um dos três cursos. Quem não tiver a acesso à Internet pode procurar a própria EPT, que irá disponibilizar os terminais de computadores interligados à rede para a realização de inscrições. Algumas prioridades serão atendidas na hora da seleção, tais como a de candidatos que nunca fizeram nenhum curso pela EPT ou que foram reprovados por terem faltas justificadas em cursos realizados há menos de seis meses.

Para concorrer a uma das vagas basta que o candidato (a) seja habilitado (a) e não possua restrições no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como estar com o documento vencido há mais de trinta dias, cassado ou suspenso. Para se inscrever a uma vaga no curso de pilotagem defensiva é necessário ser habilitado na Categoria ‘A’ (para motociclistas) e para concorrer a uma vaga nos cursos de direção defensiva e mecânica básica para mulheres é necessário ser habilitado na categoria ‘B’ (veículos de passeio). Os cursos de direção e pilotagem, com duração de 20h/ aulas teóricas e práticas cada, acontecerão ao longo de uma semana completa (cinco dias úteis).

Na ementa os alunos aprendem sobre legislação de trânsito, noções de cidadania e o contexto da realidade dos acidentes em âmbito estadual e nacional. Nos cursos de pilotagem e direção defensiva, dicas sobre condução em condições adversas, frenagem, frenagem com desvio rápido, curvas e direção eficiente (feita para economizar combustível).

O curso de Mecânica Básica para Mulheres terá duração de 12 horas/aula e será formado por quatro turmas de 30 alunos, sendo composto por mulheres que apresentem, ao menos, a habilitação de categoria B (carro de passeio); O de Pilotagem Defensiva irá abranger três turmas de 35 alunos que devem ter ao menos habilitação na categoria A (motocicleta); e os participantes do curso de Prática da Direção Defensiva, que conta com 35 vagas para cada uma das três turmas de alunos, também devem possuir obrigatoriamente CNH habilitada para a categoria B. É importante ressaltar o compromisso dos usuários selecionados em presenciar todas as aulas do curso escolhido, evitando assim o desperdício de vagas. Ao longo do ano, a autarquia deverá formar 2.920 alunos gratuitamente na EPT.

SERVIÇO:
O QUÊ: DETRAN–PE divulga datas de inscrições para cursos gratuitos
QUANDO: Hoje, dia 23, e nas segundas-feiras de maio, dias 7 e 14, a partir das 8h30, haverá inscrições para quem deseja assistir às aulas de qualquer um dos três cursos.
QUEM: Cursos promovidos pela Escola Pública de Trânsito.


TABELA DE INSCRIÇÕES:
Pilotagem Defensiva:

                        23/04 – Turma 04;
                        07/05 – Turma 05 (as aulas desta turma acontecerão à tarde);
                        14/05 – Turma 06;

Praticando a Direção Defensiva:

                        23/04 – Turma 04;
                        07/05 – Turma 05;
                        14/05 – Turma 06;


Mecânica Básica de 04 Rodas para Mulheres.

                        23/04 – Turma 05;
                        07/05 – Turma 06;
                        14/05 – Turma 07;

Nenhum comentário:

Postar um comentário