E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Festival de Teatro de Igarassu Terá 11 Peças

Com oficinas, exposições, lançamentos de livros e 10 espetáculos adultos e infantis, de várias companhias locais, e um da Paraíba, o 3º Festival de Teatro de Igarassu (Festig), município da Região Metropolitana do Recife, oferece programação diversificada até a próxima segunda-feira (05). As peças serão encenadas no Centro de Artes e Cultura Poeta Manoel Bandeira, no centro da cidade, e os ingressos custam R$ 2.

O festival comemora os 11 anos de atividades do Grupo Teatral Ariano Suassuna, de Igarassu, organizador do evento. De acordo com a diretora da companhia, Albanita Almeida, é esperado um público de cerca de 5 mil pessoas. “O evento é importante não só para Igarassu, mas para todo o Litoral Norte de Pernambuco, que não dispõe de teatros. Nós temos companhias teatrais e somos um celeiro de artistas, mas, infelizmente, não temos um prédio para apresentar nossas peças”, afirma.

Nesta edição, o Festig homenageia o dramaturgo e diretor caruaruense Vital Santos, autor de diversas obras, como “Auto das Sete Luas de Barro”, “A Árvore dos Mamulengos” e “Olha Pro Céu, Meu Amor”.

O grupo anfitrião apresenta ao público o espetáculo “Maria Bonita”, de Albemar Araújo. A peça, que traz texto inédito, é uma homenagem aos 100 anos da rainha do cangaço. “É uma leitura dramatizada, que envolve 10 atores. Ela fala da história do cangaço e de como Maria Bonita contribuiu para a organização, como influenciou com sua inteligência, beleza... Ela deu uma nova vida ao cangaço”, defende Albanita.

Na abertura do festival, que acontece nesta quinta-feira (1º), serão lançadas duas publicações: “História de Uma Viagem Para se Encantar”, peça infanto-juvenil inédita de Alexsandro Silva, e “A História de Luta da Classe Trabalhadora Pela Conquista de Seus Direitos”, que aborda o movimento sindicalista atual e tem organização de Lucicléa Teixeira Lins, Nívea Santos Carneiro, Océlio Brito da Silva e José dos Santos de Farias.

Vindo de João Pessoa (PB), o grupo teatral Sala Verde traz “O Menino Catador de Histórias”. Usando objetos, o menino Rubem e seu pássaro viajam o mundo em busca de aventuras e mostram que o amor e a amizade precisam ser livres, como uma ave. Também será encenada, gratuitamente, na praça em frente ao Ginásio Jota Raposo, a montagem de rua “Polo Marginal”, do Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel - a peça resgata sucessos da Ave Sangria, banda recifense dos anos 70 na qual o jornalista e poeta pernambucano Marco Polo Guimarães era vocalista e compositor.

Já o grupo recifense Cia 2 em Cena mostra ao público o espetáculo "À céu aberto Circo Pano de Roda Lona Estrelada Boca Calada", que mostra as aventuras de seis palhaços que moram em um circo. Também do Recife, a companhia Magiluth apresenta sua terceira montagem: "1 Torto". A peça combina novas propostas do teatro contemporâneo em um reality show de um homem, que, por não mensurar o que é sentir, decide tirar o próprio coração.

Confira a programação completa do Festig:

Quinta-feira
19h - Abertura oficial e lançamento dos livros "História de Uma Viagem Para se Encantar", peça infanto-juvenil de Alexsandro Silva, e "A História de Luta da Classe Trabalhadora Pela Conquista de Seus Direitos"
20h - Espetáculo adulto: A Arte de Ser Ator na Obra de Shakespeare (Marketing Eventos Culturais - Recife)

Sexta-feira
16h - Espetáculo infantil: O Urubu Cor de Rosa (Grupo Scenas - Olinda)
18h30 - Leitura dramatizada: Maria Bonita (Grupo Teatral Ariano Suassuna - Igarassu)
20h - Espetáculo adulto: Nó de 4 (Cia. de Teatro Popular de Camaragibe - Camaragibe)

Sábado
10h - Espetáculo infantil: O Menino Catador de Histórias (Grupo Sala Verde - PB)
16h - Espetáculo infantil: Uma Canção Para as Estrelas (Cia. Atos de Teatro - Vitória de Santo Antão)
20h - Espetáculo adulto: Comediano - A Comédia do Cotidiano (Cia. Magros Em Cena - Camaragibe)

Domingo
16h - Espetáculo infanto-juvenil: Retrato de Família (Grupo Teatral Se Der Certo Continua - Recife)
18h - Espetáculo adulto: Pólo Marginal (Grupo de Teatro de Rua Loucos e Oprimidos da Maciel - Recife)
20h - Espetáculo adulto: Os Pintados em: Romeu e Julieta (Grupo NAJA - Núcleo Artes de Jaboatão - Jaboatão dos Guararapes)

Segunda-feira
16h - Espetáculo infanto-juvenil: À Céu Aberto Circo Pano de Roda Lona Estrelada Boca Calada (Cia. 2 Em Cena - Recife)
20h - Espetáculo adulto: 1 Torto (Grupo Magiluth - Recife)

Serviço:
3º Festival de Teatro de Igarassu - Festig
De 1º a 5 de dezembro de 2011
Centro de Artes e Cultura Poeta Manoel Bandeira
Av. Joaquim Nabuco, s/n, centro de Igarassu
Ingressos para os espetáculos: R$ 2
Outras informações: www.festig.blogspot.com

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário