E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Olinda Cadastra Toldos até Quinta-feira

Os interessados em saudar o ano-novo na orla de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, têm até a próxima quinta-feira para reservar o espaço para montagem do toldo. Para garantir o lugar, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Controle Urbano, no período da manhã, das 9h às 12h, e de tarde, das 13h às 17h. O órgão fica na Estrada do Bonsucesso, 306.

Para se cadastrar, o morador deve apresentar cópias da identidade, CPF e comprovante de residência, juntamente com as originais dos documentos. O coordenador do cadastramento, Alex Caldas, frisa que o interessado precisa informar as medidas do toldo, pois o tamanho da estrutura deve respeitar o limite das calçadas e estacionamentos da orla. “Serão concedidos 100 espaços para os olindenses instalarem os equipamentos e celebrarem o ano-novo na praia”, informa o coordenador.

Os equipamentos serão fincados ao longo da orla de Casa Caiada, no trecho da beira-mar em que existe calçamento, e devem ser instalados no dia 31 de dezembro e retirados no dia 1º de janeiro.
Para animar a festa, a Prefeitura de Olinda programou uma noite de muito frevo e samba na praia. O dia 31 de dezembro já começa com a animação do tradicional grupo Acorda Povo. A orquestra entoará hinos clássicos a partir das 5h, na Rua Joana D’Arc, em Casa Caiada.

Faltando duas horas para a virada, oito orquestras de frevo itinerantes vão alegrar quem estiver na beira-mar da cidade aguardando a queima dos fogos. As apresentações estão agendadas para as 22h. Após a virada, cortejos musicais se unem às orquestras de frevo. A Escola de Samba Preto Velho, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Omó Oba Dê e grupos de ciranda vão animar as primeiras horas do novo ano.

Já no Recife, continua proibida a instalação de toldos na faixa de areia das praias do Pina e de Boa Viagem, na Zona Sul. A regra vale também para aqueles que levam mesas e cadeiras para a orla recifense na festa da virada. Duzentos fiscais da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) vão trabalhar, em dois turnos, no dia 30 e na passagem do ano para proibir a instalação dos materiais.
No caso de insistência por parte do usuário, a Gerência de Apreensão (GEAP) pode recolher o material e encaminhá-lo para o depósito da prefeitura. O infrator só poderá reaver os equipamentos mediante o pagamento de multa, que pode variar entre R$ 100 e R$ 500.

Quem for aproveitar a virada do ano na orla deve ficar atento ainda a outras regras que regem as festividades desde 2008, através de solicitação do Ministério Público Federal. Segundo a Dircon, o tradicional espumante poderá ficar de fora da comemoração, já que não será permitida a utilização de recipientes de vidro, conforme previsto no decreto nº 24.312/08. Só serão autorizadas bebidas em latas ou garrafas PET. Também é proibido o uso de equipamentos de som.

NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário