E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Audiência Pública Discute Avanço do Mar em Paulista

O vereador do Paulista, Fábio Barros (PT), promove audiência pública para discutir questões sobre o “avanço do mar” e obras emergenciais nas praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha, em Paulista. O encontro acontece com a participação da população e representantes de órgão públicos, nesta quarta-feira (28), às 19h, na Litoral Recepções, localizada na avenida Cláudio Gueiros Leite, s/n, após o Forte de Pau Amarelo.

O “avanço do mar” vem destruindo grande parte do litoral da Região Metropolitana do Recife e prejudicando moradores e comerciantes das praias. Os primeiros registros de erosão costeira em Pernambuco foram agravados após a construção do Porto do Recife, que alterou as correntes litorâneas da região. Na praia de Olinda, localizada a 8 km do Porto, foram instalados os enrrocamentos e quebra -mares para conter o “avanço do mar”. Dessa forma, a energia das correntes marinhas foi transferida em direção ao litoral norte, causando grandes estragos nas praias do Paulista. “Estas técnicas (de instalação de enrrocamentos) também foram utilizadas na praia do Janga, intensificando o processo de erosão marinha nas praias de Pau Amarelo e Maria Farinha, conhecido “efeito dominó”, disse o vereador e biólogo Fábio Barros.

Desde 2009, o vereador Fábio Barros atua em diversas frentes para cobrar da prefeitura do Paulista uma solução viável para os pontos emergenciais, a exemplo do Forte de Pau Amarelo. Além disso, também acompanha o andamento do projeto elaborado pela empresa Coast Planning, contratada pelo governo do estado de Pernambuco para apresentar alternativas para a execução de obras regionais de proteção costeira.
 
A audiência pública desta quarta-feira (28), visa informar a população sobre o andamento desses projetos de recuperação das nossas praias e para cobrar obras emergenciais, que defendam as áreas já degradadas e que essas futuras intervenções ofereçam o menor impacto possível ao meio ambiente. Para isso, o procurador da República em Pernambuco, Marcos Costa; o secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Jorge Carreiro; parlamentares da Assembleia Legislativa, vereadores e demais representantes de órgãos públicos estaduais e municipais estarão presentes na audiência.

ALERTA SOBRE POSSÍVEIS NOVOS AVANÇOS


No dia 31 de agosto, foi registrada a maré mais alta do ano, provocando um grande estrago, em aproximadamente 1,5 km de faixa costeira do litoral norte. Nesta segunda-feira (26), o vereador Fábio Barros encaminhou ofício à Defesa Civil do Paulista, alertando sobre a previsão de maré meteorológica (diferença entre a maré observada e aquela prevista pela tábua de mares), nos próximos dias 27 e 28 de setembro. A previsão indica que as ondas podem chegar a atingir uma altura de 3,20 m na costa devido ao fenômeno Storm, que são ondas de tempestades (elevações da onda associadas às marés meteorológicas).  “Nos locais onde existe situação de emergência decretada ou chamados pontos críticos, a Defesa Civil do município deve orientar ou, se necessário, remover as pessoas do local para evitar risco de acidentes ou mesmo perda de vidas”, disse Fábio Barros em documento enviado à Defesa Civil do Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário