E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Site Mostra os 100 Criminosos mais Procurados de Pernambuco

Um recurso da tecnologia vai ajudar a polícia a encontrar criminosos foragidos. Um site lançado nesta quinta-feira (29), no Recife, reúne nome e imagens das cem pessoas mais procuradas de Pernambuco. O lançamento do site – batizado de “rede anti-social” – foi feito pelo governador Eduardo Campos durante a reunião de do Pacto pela Vida.

“É fundamental que a população esteja segura para poder nos ajudar. As pessoas devem entrar no site da SDS, ver os cem mais procurados, e mandar notícias para nós, para que a gente mande a polícia atrás desses bandidos para colocar eles na cadeia”, declara o governador.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, a ferramenta é indispensável para o judiciário."É de fundamental importância, sobretudo, em função dessa nova legislação, em que o juiz é obrigado a apreciar o pedido de fiança. Então ele precisa acessar o sistema da Secretaria de Defesa Social para saber se aquela pessoa tem alguma antecedência", explica.

No site são informados dois números que as pessoas podem ligar para dar informações sobre os foragidos. Ao clicar na foto do foragido, a pessoa tem acesso a mais dados, como o crime cometido e até cópia do mandado de prisão. Há um espaço também para mandar uma mensagem com informações sobre o procurado, sem necessidade de se identificar.

“É uma forma de se chegar a essas pessoas e identificá-los, até pelo próprio conhecimento da sociedade”, afirma o relações públicas Roberto Alves.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o site é pioneiro no país e surgiu depois do lançamento desta cartilha que era distribuída só entre policiais. Como alguns dos procurados foram presos a partir da cartilha, a SDS decidiu ampliar a iniciativa. "Vai dar muita agilidade ao trabalho dos nossos policiais. Da rua mesmo, em uma lan house, ou de casa, as pessoas podem imprimir um mandado de prisão e fazer cumprir aquele decreto do judiciário", afirma.

Com a criação do site, o Governo de Pernambuco espera poder contar mais com a ajuda da população para localizar os criminosos foragidos. Os policiais também podem imprimir mais facilmente o mandado de prisão.

O procurador Antiógenes Viana aprovou o recurso: “É importante porque você amplia a possibilidade de localizar essas pessoas e retirá-las da sociedade e colocá-las em um local onde possam de fato ser tratadas como pelo crime que cometeram".

Basta entrar no www.sds.pe.gov.br e clicar no banner preto com a palavra “Procurados” do lado superior direito da página. 
Para denunciar:
Ouvidoria da SDS – 0800.081.5001
Disque-Denúncia – 3421.9595


PE360graus

Um comentário:

  1. Uma boa iniativa do governo. O blog contribuiu divulgaando a notícia. Vamos fazer nossa parte. Olho vivo!!

    ResponderExcluir