E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

domingo, 18 de setembro de 2011

Lombadas Eletrônicas Começam a Funcionar na BR 101

Setenta mil veículos passam pela BR-101, em Pernambuco, todos os dias. O trânsito é intenso, inclusive de pedestres que moram, estudam e trabalham às margens da estrada. Para evitar acidentes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está instalando lombadas eletrônicas que limitam a velocidade máxima em 50 Km/h.

A fiscalização eletrônica está sendo retomada aos poucos depois de quatro anos paralisada. Agora, no distrito de Cruz de Rebouças, em Igarassu, placas alertam os motoristas para o limite de velocidade.

Radares foram instalados na pista, mas a faixa de pedestres está bem apagada, precisa de pintura nova. Na faixa exclusiva para ônibus também foram instalados radares.

No quilômetro 60, em Paulista, foram colocadas lombadas eletrônicas. Painéis luminosos registram a velocidade dos carros que passam. O local também recebeu radares. Esses novos aparelhos vão funcionar entre 5h e 22h.

No bairro da Guabiraba, no Recife, a lombada eletrônica ainda não está funcionando. A faixa de pedestres está apagada. Para atravessar a pista, as pessoas precisam contar com a boa vontade dos motoristas, e nem sempre eles param. "Os motoristas não respeitam a gente", disse a dona de casa Vicência de Freitas.

COBRANÇA
De acordo com o supervisor do DNIT, Emerson Valguêire, tanto a faixa da Guabiraba quanto a de Cruz de Rebouças serão repintadas. Sobre a lombada eletrônica da Guabiraba que está desligada, ele disse que o equipamento só vai funcionar quando a lombada física, que fica a poucos metros, for retirada. Tudo isso deve ser feito em até dez dias.

MULTA
E atenção motorista: os equipamentos já estão multando. Quem desrespeitar a velocidade máxima de 50 Km/h paga multa de R$ 170 e ainda leva sete pontos na carteira de habilitação. O DNIT deve instalar 11 lombadas eletrônicas na BR-101 até o fim de outubro.


PE360graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário