A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) fez na manhã desta quinta-feira (21) uma simulação para preparar os técnicos da empresa em caso de emergências, como vazamento de gás. A operação durou cerca de 50 minutos em frente à sede dos Corpo de Bombeiros (CB), no Varadouro, em Olinda, no Grande Recife, em parceria com o CB, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Brigada de Incêndio.
Na simulação, um motorista que conduzia um carro em alta velocidade perdeu o controle atingindo um ciclista. Com o impacto, chocou-se contra uma válvula de distribuição de gás que estava em manutenção. Um funcionário da Copergás, que estava em serviço no ducto, ficou asfixiado pelo gás liberado e precisou de socorro.
A operação ocorreu com tranquilidade, apesar das pequenas falhas no procedimento do simulado de socorro. Na ação, a Brigada de Incêndio - que participou da operação - errou ao colocar a mangueira na saída de água e ligar a torneira contrária.
Além disso, o Samu, que também participaria da ação, alegou que uma equipe do CB já estava no local e não enviaria viatura. Mas meia hora depois, quando o trabalho já havia sido encerrado, uma equipe chegou ao local. Técnicos da Copergás também trabalharam em conjunto com as equipes de saúde fazendo o procedimento de fechamento da válvula.
De acordo com a engenheira de segurança, Renata Damásio, "A operação foi tranquila e o resultado satisfatório. No dia 25 iremos nos reunir para discutir as falhas e sugerir melhorias para a próxima operação. Mas no geral, o treinamento foi um sucesso."
Nota do Blog: a simulação poderia ter sido feita em dia e horário mais conveniente para o trânsito, a não ser que idéia era simular em horário de pico,e os erros devem ser muito bem analisados para serem corrigidos.
Pelo visto tá mais para os trapalhões. Realmente se não treinarem bem, imaginem numa situação real.
ResponderExcluirAdemir Reis