E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Corpo de Bombeiros Simula Emergência em Olinda

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) fez na manhã desta quinta-feira (21) uma simulação para preparar os técnicos da empresa em caso de emergências, como vazamento de gás. A operação durou cerca de 50 minutos em frente à sede dos Corpo de Bombeiros (CB), no Varadouro, em Olinda, no Grande Recife, em parceria com o CB, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Brigada de Incêndio.

Na simulação, um motorista que conduzia um carro em alta velocidade perdeu o controle atingindo um ciclista. Com o impacto, chocou-se contra uma válvula de distribuição de gás que estava em manutenção. Um funcionário da Copergás, que estava em serviço no ducto, ficou asfixiado pelo gás liberado e precisou de socorro.

A operação ocorreu com tranquilidade, apesar das pequenas falhas no procedimento do simulado de socorro. Na ação, a Brigada de Incêndio - que participou da operação - errou ao colocar a mangueira na saída de água e ligar a torneira contrária.

Além disso, o Samu, que também participaria da ação, alegou que uma equipe do CB já estava no local e não enviaria viatura. Mas meia hora depois, quando o trabalho já havia sido encerrado, uma equipe chegou ao local. Técnicos da Copergás também trabalharam em conjunto com as equipes de saúde fazendo o procedimento de fechamento da válvula.

De acordo com a engenheira de segurança, Renata Damásio, "A operação foi tranquila e o resultado satisfatório. No dia 25 iremos nos reunir para discutir as falhas e sugerir melhorias para a próxima operação. Mas no geral, o treinamento foi um sucesso."

Nota do Blog: a simulação poderia ter sido feita em dia e horário mais conveniente para o trânsito, a não ser que idéia era simular em horário de pico,e os erros devem ser muito bem analisados para serem corrigidos.

Um comentário:

  1. Pelo visto tá mais para os trapalhões. Realmente se não treinarem bem, imaginem numa situação real.

    Ademir Reis

    ResponderExcluir