E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fiat em Goiana 3

Mais um capítulo da novela Fiat em Goiana, o Secretário da Casa Civil de Pernambuco, Tadeu Alencar, descartou a possibilidade da montadora Fiat ir para Goiana. Ele afirmou que outros investimentos estão sendo cogitados para a região norte e no caso da Fiat foi sugerido que a pista de teste e o centro de treinamento fosse para o litoral norte do estado.

O Secretário reafirmou a intenção do Governo de descentralizar os investimentos e lembrou dos projetos já anunciados como o arco metropolitano, uma via que ligaria Itamaracá a Ipojuca, o porto e o aeroporto internacional de cargas em Goiana. Além destes investimentos o Governo procura atrair outras empresas para o litoral norte de Pernambuco. O Secretário conclui dizendo que tudo o mais que for falado sobre o assunto é mera especulação.



O Diário de Pernambuco de hoje, 8, trás matéria afirmando que a fábrica da Fiat vai para Goiana. Segundo a matéria o Governo do Estado teria apresentado um planejamento exato de números, logística e interesses políticos que teria convencido a Fiat a fazer a troca. O investimento da Fiat está dividido em três terrenos, para comportar a fábrica, o centro de desenvolvimento dos veículos e a pista de provas todos na Mata Norte. De acordo com informações apuradas pelo jornal a mudança para Goiana só não acontecerá se o Governo não cumprir a parte prometida dentro do prazo acordado com a Fiat.

Ainda segundo do Diário “O complexo logístico, integrado com porto, rodovia e um aeroporto de cargas na Ilha de Itapessoca, no Litoral Norte do estado, próximo à praia de Ponta de Pedras, em Goiana, vai garantir a estrutura necessária para o levantamento dos galpões da Fiat em terreno próximo, no entorno da praia de Atapuz. O projeto nasce como alternativa ao Porto de Suape, que já deve sentir a falta de terrenos maiores para grandes investimentos estrangeiros.

O que precisa a Fiat? A montadora necessita de um platô aproximado de 10 metros de profundidade para instalação das prensas e da drenagem dos resíduos gerados pelas máquinas. A fábrica ecologicamente correta tem que ganhar em profundidade de terreno e espaço físico.

Ainda há um segundo tempo do processo que são as 50 fornecedoras integrantes da cadeia produtiva da montadora e, segundo informações, serão distribuídas de Suape até o Estado da Paraíba que será beneficiado diretamente com essa mudança.

Se essa mudança for realmente acontecer cabe agora as prefeituras ficarem atentas para atrair estas fornecedoras da Fiat e incrementar a economia dos municípios do litoral norte do Estado.

3 comentários:

  1. PERNAMBUCO NÃO PODE LEVAR ESTES EMPREGOS PARA O ESTADO DE CAMPINA GRANDE . A FIAT TEM QUE FICAR EM SUAPE. OS EMPREGOS SÃO DO POVO DE PERNAMBUCO !

    ResponderExcluir
  2. JOÃO NETO'DIZ: NÃO MESMO, ELA DEVE IR PRA GOIANA,CIDADE COM POTENCIAL GEOGRÁFICO MUITO ELEVADO,EM SUAS ENORMES PORÇÕES DE TERRA,E TAMBÉM DEVIDO A SUA ÁREA ESTRATÉGICA,SEM FALAR NO RECURSO HÍDRICO DA REGIÃO UM DOS MELHORES DO MUNDO,POR ISSO QUE A HEMOBRÁS(1 EMPRESA EM FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS DO SÉCULO) ESTÁ SE INSTALANDO EM GOIANA.CIDADE QUE TENDE A CRESCER ECONOMICAMENTE QUASE QUE IGUAL A CAPITAL(RECIFE)

    ResponderExcluir
  3. A travessia de balsa vai favorecer os paraibanos que mora no litoral sul da paraiba pois pegando a balsa em Acau-PB com cinco minutos ja estão no porto de Carne de Vaca-PE que fica 15 Kilometros da area de construção da fabrica.e mora no litoral sul da paraiba pois pegando a balsa em Acau-PB com cinco minutos ja estão no porto de Carne de Vaca-PE que fica 15 Kilometros da area de construção da fabrica.

    ResponderExcluir