E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

terça-feira, 19 de julho de 2011

Noar Escondia Informações do Diário de Bordo

Inspetores da Agência Nacional de Aviação (Anac), que desde domingo (17) fazem auditoria na Noar Linhas Aéreas, descobriram que a empresa omitia dos diários de bordo de seus aviões informações relevantes como defeitos e serviços de manutenção realizados nos mesmos.

A conclusão foi obtida ao comparar os dados existentes no diário de bordo da aeronave PR-NOA da companhia aérea e o caderno de anotações, apreendido domingo (17), pela Polícia Civil.

Com a constatação, a Anac deve punir a empresa com multa ou até cassação do registro. O resultado da auditoria será divulgado em uma semana. Na quarta-feira (13), o avião de prefixo PR-NOB da Noar caiu em um terreno, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, matando as 16 pessoas a bordo.

De acordo com nota divulgada pela Anac, em dois dias, inspetores analisaram toda a documentação da empresa. Eles compararam o diário de bordo do PR-NOA com as informações de um livro de registro encaminhado à Rede Globo de Televisão por uma fonte anônima.

O caderno, exibido domingo (17) no Fantástico, relacionava uma série de defeitos e percepções dos pilotos sobre o equipamento. Segundo o Código Aeronáutico Brasileiro, esse relatos deveriam estar no diário da aeronave. No livro do avião que restou à empresa não havia menção às falhas relatadas no caderno entregue pela emissora à Polícia Civil.

No sábado (16), a advogada Silvia Gouveia da Noar prestou queixa na Delegacia de Boa Viagem, pelo furto do que ela chamou de “livro de ocorrências” do avião PR-NOA. O que a empresa fazia era, na verdade, omitir defeitos de sua aeronave nos registros oficiais.

“As anotações registradas no caderno auxiliar, referentes à aeronave PR-NOA (não envolvida no acidente do dia 13), utilizado pela empresa não constam no livro de registro de voo, jornada e ocorrências da aeronave e de seus tripulantes (Diário de Bordo), procedimento que fere a legislação em vigor. Essas informações serão incluídas no processo administrativo aberto pela Agência no último dia 13”, frisou a Anac, em nota oficial.

A Noar Linhas Aéreas só deve se posicionar a respeito das constatações da Anac após o fim da auditoria. Os voos da empresa permanecem suspensos por tempo indeterminado. Os passageiros que tenham comprado bilhetes da Noar serão encaminhados a outras companhias ou receberão o dinheiro de volta.

Fonte JC Online

Um comentário: