E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Grupo Acusado de Desviar Remédio do Hospital Miguel Arras e mais 6 Outros Hospitais

Trinta e uma pessoas são acusadas de desviar medicamentos de sete hospitais do Recife mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A denúncia é do Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF), que ingressou na Justiça ações civis públicas por atos de improbidade administrativa contra a quadrilha.

Os hospitais que tiveram medicamentos desviados foram o Agamenon Magalhães, Restauração, Oswaldo Cruz (inclusive o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco – Procape), Getúlio Vargas, Otávio de Freitas, Metropolitano Norte Miguel Arraes e Hospital das Clínicas. 

Os acusados são funcionários de hospitais públicos e empregados de empresas terceirizadas que prestavam serviço diretamente em unidades do SUS. De acordo com o Ministério Público, eles teriam se aproveitado das facilidades dos cargos que exerciam para furtar medicamentos e materiais hospitalares e revendê-los aos atravessadores, por preços abaixo dos valores de mercado.  

Entre os medicamentos furtados estão Cefalotina, Neocaína, Clexane, Albumina, Tilatil, Ivans, Biocheck, Captropil, Tienam, Meronen e Zyvox, dentre outros.

Caso sejam condenados por atos de improbidade administrativa, os acusados perderão os bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, terão que pagar multa e ressarcir integralmente os danos causados aos cofres públicos e serão exonerados da função pública.

OPERAÇÃO DESVIO - As ações do MPF são resultado das investigações da Operação Desvio, realizada pelo ógão em parceria com a Polícia Federal e com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A investigação, que ocorreu em 2010, teve como objetivo desarticular a organização criminosa que desviava medicamentos e materiais hospitalares do SUS.

NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário