E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 2 de abril de 2012

MPPE Cobra Melhorias no Transporte de Pacientes em Paulista

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao prefeito do Paulista (Região Metropolitana) e à secretária municipal de Saúde para oferecer transporte "digno e regular" aos pacientes de hemodiálise da cidade até os centros em que prestam atendimento. De acordo com a promotora de Justiça Selma Magda Barreto, autora do documento, os gestores públicos municipais podem ser responsabilizados por improbidade administrativa por omissão.  Para verificar a  precariedade do serviço de transporte aos pacientes de hemodiálise, foram iniciadas investigações desde março de 2011.

E ficou constatado que vários pacientes têm encontrado dificuldades no transporte para os locais em que efetuam o tratamento, apesar de a secretária de Saúde ter informado a realização de diligências para regularizar a situação.  Para expedir a recomendação, a promotora considerou a responsabilidade do município em desenvolver o planejamento, a regulação e a programação pactuada e integrada da atenção à saúde, além de organizar o acesso a serviços de saúde resolutivos e  de qualidade na atenção básica.

Por isso, é responsabilidade do município viabilizar os meios e recursos necessários para garantir transporte e diárias aos pacientes, assegurou a representante do MPPE. Cabe ao gestor estabelecer meios capazes de propiciar as transferências de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de um serviço de atenção à saúde de menor complexidade para outro mais avançado, situado em outro município. À Secretaria Municipal de Saúde cabe a gestão, prestação e regulação dos serviços no âmbito do SUS. Os gestores têm 20 dias para solucionar os problemas.

Encerrando-se o prazo, com ou sem manifestação dos recomendados, a promotora avaliará se outras providências serão tomadas.

DO-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário