E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Moradores de Vila Velha em Itamaracá Fazem Protesto

Os moradores de Vila Velha na Ilha de Itamaracá divulgam um comunicado em protesto contra o fechamento da Igreja local, veja:

Igreja de Vila Velha Arbitrariamente Fechada

Desde o dia Domingo 24 de julho de 2011 a Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Vila Velha encontra-se fechada para a comunidade e os turistas. A chave foi retida pelo Frei Bené – Administrador Paroquial da Ilha de Itamaracá.

História: A primeira menção da Igreja data de 1526 quando Sebastião Caboto permaneceu três meses na vila. O Padre Francisco Garcia “celebrava os Divinos Ofícios na igreja que ali havia”.

No ano de 1985 a igreja encontrava-se em um estado lamentável de total abandono e perigo de desabar, depois de uma campanha por parte do povoado e itamaracaenses preocupados, foi restaurada, pela FUNDARPE, com verba pública. As chaves e o cuidado da igreja foram entregues à comunidade, logo após o município criou o cargo de zelador com salário. Esse trabalho foi assumido pelo residente “Seu Biu”, quem, leva 27 anos cumprindo fielmente com dicha labor, até a fatídica arbitrariedade do novo Administrador Paroquial Fr. Bené. Cabe destacar que durante estes 27 anos as despesas (CELPE) tem sidos pagos com contribuições da comunidade e visitantes turísticos.

A comunidade de Vila Velha condena o fechamento de sua igreja, que, aparte de privar os moradores do seu lugar de adoração, vai resultar em uma redução no número de visitantes, afetando negativamente a economia do povoado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário