E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Paulista em Festa pela Padroeira


A partir de hoje, homenagens aos 350 anos de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade de Paulista, serão realizadas no município. Sob o tema “Maria, educada por Deus, nos incentiva para a missão”, as comemorações, além de saudar mais um ano da Santa, vêm também para reverenciar os 76 anos de emancipação política da cidade. Até o dia 4 de setembro várias atrações culturais e missas acontecerão na cidade.

As comemorações vêm para saudar dois momentos. “A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres foi feita para comemorar a expulsão dos holandeses em Pernambuco, no ano 1661. Então, a partir dali, os moradores daquela localidade passaram a ser curados por um padre responsável pela cura de almas. A partir foi dada a assistência a toda a comunidade. A emancipação de Paulista coincide com o dia da construção da igreja”, destacou o pároco da Matriz de Santa Isabel e um dos organizadores do evento, padre Valdemir José da Silva. Ainda de acordo com o religioso, toda a comemoração tem um grande objetivo. “Renovar a fé dos fiéis”, destacou o padre, bastante entusiasmado com a participação popular para as festividades religiosas.

Hoje, a abertura das comemorações acontecerá a partir das 18h. Na oportunidade, uma novena seguida de procissão da bandeira sairá pelas principais ruas do centro da cidade. Logo em seguida, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, realizará, por volta das 19h30, uma celebração eucarística na Matriz de Santa Isabel.

Entre os dias 27 de agosto e 2 de setembro, novenas, seguidas de celebrações eucarísticas com vários padres da cidade, serão realizadas. Já no dia 3 de setembro, a partir das 9h, uma missa de emancipação da cidade será celebrada junto aos fiéis. Ainda neste dia, no período da tarde, um desfile cívico ocorrerá em meio à novena e missa que acontecerá sucessivamente.

Já no último dia das homenagens, no domingo dia 4 de setembro, uma procissão com o andor da Santa comemorará os 76 anos de emancipação política do município. A caminhada da fé, que acontecerá por volta das 16h, sairá da Igreja de Cristo Missionário, em Maranguape 1 até a Matriz. Chegando à matriz, um missa será celebrada pelo padre José da Silva. Logo em seguida, a festa terminará com a apresentação musical da cantora Ana Alves e banda.


Anderson Bandeira
FolhaPE

Um comentário:

  1. pow queria muito saber como faço para
    colocar uma banda na programação do aniversario de paulista.vocês sabem como faço?

    ResponderExcluir