E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Exposição Arqueológica Itinerante Estaciona em Paulista


Materiais pré-coloniais e coloniais do século XVI ao XX podem ser vistos em exposição desta quarta-feira (24) até a sexta-feira (26), no projeto Expondo Cultura. Nove vitrines estarão à mostra no ônibus itinerante que ficará no estacionamento da Faculdade Joaquim Nabuco de Paulista. O horário de visitação é de 14h às 21h. O evento é grátis e aberto ao público. A faculdade está localizada na avenida Senador Salgado Filho, S/N, no centro da cidade. Esta é a primeira vez que o ônibus fica em exposição na cidade.

No passeio cultural será possível os interessados conhecerem mais da história e cultura de Pernambuco. O material exposto foi coletado durante escavações para construção da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, no período de 2006 a 2009 e áreas no bairro do Recife Antigo. Ao todo foram recolhidos 100 mil vestígios arqueológicos. Destes, o material selecionado pode ser conferido na exposição. A iniciativa é realizada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com a Petrobras e conta com o apoio da Faculdade Joaquim Nabuco.

Para mediar a exposição aos visitantes, ficarão disponíveis cinco monitores formados em história e coordenadores de campo que poderão atender grupos de até 60 pessoas por vez.  Durante a visita é possível que a população conheça as cinco atividades previstas no circuito. Na entrada ao ônibus é possível visualizar as peças, em seguida assistir ao vídeo documentário que mostra o processo de escavação nos locais onde foram encontrados os vestígios e participar de um “quis” com perguntas em vários níveis de dificuldade. Além disso, dois dioramas, espécie de maquete, que apresentam a configuração de um aldeamento indígena e antigos engenhos de cana de açúcar estarão à mostra. 


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário