E-mail: litoraldepaulista@gmail.com
Twitter: @litdepaulista
Facebook: www.facebook.com/bloglitoraldopaulista

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

119º Aniversário do 1º BPM Localizado em Olinda

O blog deseja para os que fazem o 1º BPM parabéns pelo trabalho executado e que continuem zelando pela população e lutando para melhor qualidade de vida dos olindenses. Conheça um pouco da 1º BPM:

"Sua origem se confunde com o surgimento do próprio Corpo de Polícia, criado em 11 JUN 1825, por determinação do Imperador D. Pedro I, e tido como embrião de nossa Instituição.

Durante o período do primeiro Império, das Regências Provisórias, Trina, Una, o Segundo Império e do início da República, o contingente policial em Pernambuco era composto por tropas a pé (futuro 1º BPM) e tropa montada, atual Regimento Dias Cardoso, participando de vários acontecimentos relevantes aos anais pernambucanos e da própria história da nação brasileira.

Em 03 de agosto de 1892, surgia através da Lei n.º  51, o 1º Batalhão de Infantaria Estadual, que tinha um efetivo de 03 Oficiais e 597 Praças.

O  1º Batalhão de Infantaria Estadual participou de forma heróica e exemplar da revolta dos Canudos, da revolução Constitucionalista de São Paulo, defendendo a Unidade Nacional e os Poderes constituídos, da Intentona Comunista, defendendo a legalidade dos valores democráticos, diante das tropas revolucionárias que visavam impor o regime comunista no governo de Getúlio Vargas.

Durante o segundo conflito universal (II Guerra Mundial), ficou encarregado do policiamento na área urbana do Recife, em especial dos depósitos de combustíveis no Brum; da custódia  de prisioneiros de guerra nas dependências do quartel do Derby, inclusive dos transportes dos mesmos para a capital Federal (Rio de Janeiro).

Finalmente, em 27 de dezembro de 1985, instalou-se em Olinda, a margem direita  do Rio Doce, local onde em 16 de fevereiro de 1630, ocorreu a primeira batalha contra os invasores Holandeses.

Uma justa homenagem ao primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, o 1º BPM foi denominado Batalhão Duarte Coelho. 

Atualmente o Batalhão Duarte Coelho é responsável pelo policiamento a pé, radiomotorizado e de ciclopatrulhamento no Município de Olinda, exceto o Sítio Histórico de Olinda que é área  da CIATur".

2 comentários:

  1. SE TIRVER ALGUM MILITAR DO 17ºBPM QUERENDO PERMUTA PARA O 1ºBPM, EU ESTOU DISPOSTO A ACEITAR. RESIDO EM ITAMARACÁ E A 2 MESES FUI PARA O 1ºBPM. POR MOTIVO DE LOCALIZAÇÃO, GOSTARIA DE RETORNAR AO MEU BATALHÃO DE ORIGEM. CONTATOS: 81.86125012/99145266 - EMAIL E MSN: sandrojosy@hotmail.com . ASS.: SD ALEXSANDRO

    ResponderExcluir
  2. SE TIVER ALGUM MILITAR DO 17ºBPM QUERENDO PERMUTA PARA O 1ºBPM, EU ESTOU DISPOSTO A ACEITAR. RESIDO EM ITAMARACÁ E A 2 MESES FUI PARA O 1ºBPM. POR MOTIVO DE LOCALIZAÇÃO, GOSTARIA DE RETORNAR AO MEU BATALHÃO DE ORIGEM. CONTATOS: 81.86125012/99145266 - EMAIL E MSN: sandrojosy@hotmail.com . ASS.: SD ALEXSANDRO

    ResponderExcluir